sábado, 15 de setembro de 2007

FESTIVAL MENTE ABERTA - Samuel está na semi-final!!!


A revista ÉPOCA, com o apoio da Trama Virtual (http://tramavirtual.uol.com.br/), divulgará em sua edição do próximo domingo, dia 16, o resultado da primeira fase do I Festival Mente Aberta de Música Brasileira, um projeto que pretende revelar novos talentos da música popular brasileira. Ontem, 12 de setembro, Samuel D’Angelo recebeu o telefonema do jornalista Danilo Casaletti, repórter da Editora Globo Online, comunicando que, entre os 20 mil inscritos em todo o país, seu nome havia sido escolhido para participar, com mais 11 selecionados, das fases finais do projeto.

O júri que escolheu os 12 finalistas foi composto por nomes importantes do cenário cultural brasileiro: Luís Antônio Giron, Lúcio Maia, Emir, João Marcello Bôscoli, Tom Zé, Dagoberto Donato e Carlos Eduardo Miranda. O ouro-pretano Samuel D’Angelo, compositor, instrumentista e intérprete, olha pra tudo isso e só dá um sorriso. Como bom mineiro, ele fala pouco...


A música escolhida, “Sétima cantiga”, é um bom exemplo do estilo que D’Angelo criou, uma mescla de música renascentista, ‘folk’, raízes do rock e experiências da vanguarda. Como afirmou o jornalista e crítico de música Celso Fonseca, que foi editor de cultura da revista Isto É, “a voz forte de Samuel traduz um espírito mineiro desafiador, que se move pelo anseio da liberdade. O mineiro de Samuel não contempla. Luta. As letras são de poética intensa, elogios à liberdade. Samuel escreve como quem tem a missão de desatar grilhões, abrir algemas e correr um mundo de distâncias terríveis, mas sempre transponíveis”.

Por enquanto, o público pode ver o vídeo da música de D’Angelo no YouTube, neste link:
http://br.youtube.com/watch?v=QnZQ9WebSL0 . Mas no próximo domingo, 16, a revista Época divulgará os doze finalistas, dando início à próxima fase do festival, quando todos os internautas poderão votar, via web, nos seus preferidos. Depois, até a primeira semana de outubro, serão seis finalistas; na fase seguinte três e, finalmente, o grande vencedor. Os concorrentes pertencem a diversos gêneros e vêm de todos os lugares do Brasil.